Carta de um Jovem Suicida

2011

 
 

CARTA DE UM JOVEM SUICIDA

(RJ, 2008, cor, DVCAM, 25′)


 
 

SINOPSE: Uma mãe chega ao apartamento de seu filho e encontra uma carta de suicídio endereçada a ela. Ela precisa enfrentar as consequências dessa carta em sua vida.

FICHA TÉCNICA: Direção e Roteiro: Marcelo Ikeda. Elenco: Cristina Aché, Franco Almada. Assistente de Direção: Daia Flórios. Fotografia e Câmera: André Scucato e Cristina Pinheiro. Direção de Arte: Abelardo de Carvalho. Figurino e Assistente de Arte: Mariana Abreu. Edição de Som: André Scucato, Cristina Pinheiro e Marcelo Ikeda.

DECLARAÇÃO DO DIRETOR: Carta de um Jovem Suicida explora o relacionamento de uma mãe e seu filho, de uma maneira pouco convencional: eles se comunicam através de uma carta de suicídio desse filho endereçada a ela. Mais que explorar os motivos que o levaram ao suicídio, esse curta examina as consequências dessa carta na vida dessa mãe. Ela deve enfrentar o fato que, mesmo provavelmente sendo a coisa mais valiosa de sua vida, ela não foi capaz de conhecer esse filho de verdade, e quando percebeu isso, era tarde demais.

O antes, o durante e o depois (do conhecimento do suicídio) são na verdade um único tempo, pois o fluxo do rumo das coisas é contínuo e ininterrupto. Por isso, a importância do plano-sequência, de modo a valorizar a organicidade do percurso interior dessa mãe, em direção a esse filho e, no fundo, em direção a si mesma.

 
 

COMENTÁRIOS: É curioso pensar como esse curta possui tantos elementos em comum com meu primeiro trabalho, o Depois da Noite, de forma que chego a pensar de que se trata de uma refilmagem, agora mais elaborada. Este curta, junto com o Diário de uma Prostituta e o Isabella, formam uma estranha trilogia, inserindo um novo componente em meus trabalhos: ao invés do silêncio, o texto lido. De qualquer forma, aqui ainda há o silêncio. Minha principal referência para compor o clima do filme foi o Gertrud, de Carl Dreyer.

 
 

TEXTOS SOBRE O FILME:

Crítica Filmes Polvo – Mariana Souto

 
 


Uma resposta to “Carta de um Jovem Suicida”

  1. My personal good friend Esther Yost advised myself to go to your
    blog, this guy stated you published incredibly and I
    would find out alot. He has not been completely wrong : ).
    Excellent job, continue creating this unique marvelous work.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: