Bio

 

Marcelo Ikeda

 


Crítico de cinema, possui diversos textos em publicações como as Revistas Cinemais e Glauberianas e em zines como o Incinerasta e o Cine8. Sua atuação é mais intensa na Internet, em sites como a Revista Etcetera, Via Política e Curta o Curta, entre outros. Mantém desde 2004 o blog www.cinecasulofilia.blogspot.com.

Co-autor, com Dellani Lima, do livro CINEMA DE GARAGEM – UM INVENTÁRIO AFETIVO SOBRE O JOVEM CINEMA BRASILEIRO DO SÉCULO XXI (2011) e organizador do livro FILME LIVRE: CURANDO, MOSTRANDO E PENSANDO FILMES LIVRES (2011).

Além de crítico, trabalha na organização de mostras e festivais de cinema, sendo curador da Mostra do Filme Livre no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ desde 2003.

Organizou, com Dellani Lima, a Mostra CINEMA DE GARAGEM, realizada na Caixa Cultural/RJ em julho/2012 www.cinemadegaragem.com

Como realizador, dirigiu mais de vinte curtas-metragens, entre os quais estão O POSTO, É HOJE, EU TE AMO e CARTA DE UM JOVEM SUICIDA. Dirigiu os longas-metragens experimentais EM CASA, DESERTUM e ÊXODO.

Lecionou cursos sobre estética e produção no Núcleo de Cinema e Vídeo do Ateliê da Imagem (RJ), Film & TV Business (FGV/RJ), no Instituto de Estudos de Televisão (IETV/RJ), no Instituto Dragão do Mar (CE) e na Escola do Audiovisual de Fortaleza (CE).

Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010, exercendo diversas funções, como Assessor da Diretoria e Coordenador Técnico da Superintendência de Desenvolvimento Financeiro e da Superintendência de Acompanhamento de Mercado.

Em 2012, publicou o livro “Lei da ANCINE comentada (Medida Provisória 2.228-1/01)” ver em www.cinelivro.com.

Foi júri de diversos festivais de cinema, como o Vide Vídeo (2008), a Mostra do Filme Livre (2008), o NÓIA – Festival do Audiovisual Universitário (2010), o Cine Ceará (2011), o II Cachoeira.doc (2011) e o Fluxus (2012). Participou da Comissão de Seleção do Edital de Finalização de Longas-Metragens da ANCINE (2005) e da Prefeitura de Fortaleza – SECULTFOR (2010).

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Especialização em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual pela UFRJ, atualmente reside em Fortaleza, como professor efetivo do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: