Cinecasulofilia

Site/blog com críticas de cinema, aberto em 2004.

LIVROS

Cinema de Garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI (2011) (com Dellani Lima)

Filme Livre! (2011) (org.)

Lei da Ancine Comentada (2012)

Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século (2012) (org. com Dellani Lima)

Leis de Incentivo para o Audiovisual (2013)

Cinecasulofilia (2014)

Cinema de garagem 2014 (org. com Dellani Lima)

Cinema brasileiro a partir da retomada (2015)

Fissuras e fronteiras: o coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro (2019)

O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes (2020)

ARTIGOS CIENTÍFICOS (em revistas indexadas)

IKEDA, Marcelo. The Ambiguities of Bacurau. FILM QUARTERLY, v. 74, p. 81-83, 2020.

IKEDA, M.. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 5, p. 457-479, 2018.

IKEDA, Marcelo. Em busca de uma “imagem crítica”: memória, ausências e dor em A imagem que falta, de Rithy Panh. Lumina, v. 12, p. 136-149, 2018.

IKEDA, Marcelo. As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Eptic (UFS), v. 17, p. 163-177, 2015.

IKEDA, Marcelo; MENDONCA, Fernando. Observando o Silêncio do Mundo: a trilogia de Lisandro Alonso. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 8, p. 1-16, 2014.

IKEDA, Marcelo. Cinema e literatura: um exemplo de como os modos de produção fílmica podem influenciar as questões da adaptação. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. 14, p. 3-12, 2012.

IKEDA, Marcelo. Silêncios e paisagens sonoras no cinema brasileiro contemporâneo. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 10, p. 241-252, 2012.

IKEDA, Marcelo. Os filmes-diários de Jonas Mekas: as memórias de um homem que se filma. RUMORES (USP), v. 6, p. 220-232, 2012.

IKEDA, Marcelo. PAR e PIQCB: uma análise dos mecanismos automáticos de fomento à produção cinematográfica brasileira. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 5, p. 170-186, 2012.

IKEDA, Marcelo. Crônica de uma separação: as políticas públicas para o audiovisual e o estímulo à produção independente. Eptic (UFS), v. 14, p. 27-47, 2012.

IKEDA, Marcelo. O mercado cinematográfico brasileiro e a aliança entre o global e o local. REVISTA GEMInIS, v. 3, p. 69-82, 2012.

IKEDA, Marcelo. O “novíssimo cinema brasileiro”: sinais de uma renovação. In: SAINT-DIZIER, Francis; MORSCH KIHN, Eva (org.). Cinémas d´Amerique Latine. Toulouse: L´Arcalt et les presses universitaires du Mirail, 2012, v. 20, p. 136-150.

IKEDA, Marcelo. Os contracampos de Não Amarás. Desenredos, v. 14, p. 6, 2012.

IKEDA, Marcelo. Os Anjos Também Amam: Paixão e Profecia em Asas do Desejo. Cinemais, v. 20, p. 191-203, 2000.

CAPÍTULOS DE LIVROS

IKEDA, M.. Sob o risco de não ter filme: dos “dispositivos-suicida” às “imagens-terremoto”. In: RICARDO, Laécio. (Org.). Pensar o documentário: textos para um debate. Recife: Editora UFPE, 2020, p. 271-290.

IKEDA, M.. Panorama das políticas públicas federais para o audiovisual a partir da “retomada”. In: GAMA, Filipe Brito. (org.). Produção, políticas e mercado no audiovisual brasileiro. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2020, p. 9-22.

IKEDA, M.. O sensualismo panteísta do solitário O signo das tetas. In: MACHADO, Frederico. (Org.). Um porto no purgatório: impressões sobre o cinema de Frederico Machado. São Luís/Teresina: Halley, 2020, p. 145-148.

IKEDA, M.. Três vagalumes do cinema de garagem: as obras de Frederico Machado, Cristiano Burlan e Taciano Valério. In: LIMA, Patrícia Oliveira; SILVA, Taciano Valério Alves. (Org.). Cozinhando a nós e aos outros: antropofagia, políticas da diferença e outras narrativas. Recife: EDUPE, 2019, p. 67-83.

IKEDA, M.. As políticas públicas de apoio ao curta-metragem. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Curta brasileiro – 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019, p. 267-269.

IKEDA, M.. Pouco mais de um mês. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Curta brasileiro – 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019, p. 208-209.

IKEDA, Marcelo. O cinema é um brinde: Jonas Mekas e o processo do filme-diário. In: LIMA, Márcia Edlene Mauriz (org.). Como escutar o manuscrito. Vinhedo: Editora Horizonte, 2018, p. 89-98.

IKEDA, M.. Novos desafios na curadoria e programação no cinema brasileiro do século XXI. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: EDUFES, 2018, p. 113-122.

IKEDA, M.. Informística. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Animação brasileira: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018, p. 288-290.

IKEDA, M.. O cinema independente e a produção universitária brasileiros: interseções, desafios e transformações. In: RICARDO, Laécio; VIDAL, Thaís; FERRAZ, Txai (org.). Cinema e universidades: diferentes convergências. Recife: Ed. UFPE, 2017, p. 19-40.

IKEDA, M.. Já visto jamais visto. In: SILVA, Paulo Henrique (org.). Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017, p. 247-249.

IKEDA, M.; MENDONCA, F. Lisandro Alonso: observando o silêncio do mundo. In: EUGÊNIO, João Kennedy; TORRES, Wanderson Lima. (org.) Cinema e mal-estar na civilização. São Paulo: Max Limonad, 2015, p. 331-342.

IKEDA, M.. O cinema de garagem: desafios e apontamentos para uma curadoria em construção. In: IKEDA, Marcelo; LIMA, Dellani (org.). Cinema de garagem 2014. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2014, p. 7-28.

IKEDA, M.. Novas tendências no cinema contemporâneo brasileiro e o coletivo Alumbramento. In: SUPPIA, Alfredo (Org.). Cinema(s) independente(s). Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, p. 159-175.

IKEDA, M.. Solon Ribeiro: por/a trás dos vestígios da imagem-cinema. In: RIBEIRO, Solon. (org.). Perdeu a memória e matou o cinema. Rio de Janeiro: +2 Editora, 2013, p. 48-51.

IKEDA, M.. O nevoeiro, provisoriamente. In: IKEDA, Marcelo; LIMA, Dellani. (Org.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012, p. 153-163.

IKEDA, M.. Cartografia do Audiovisual Cearense: Levantamento de dados socioeconômicos e de produção. In: BIZERRIL, Luiz (org.). Cartografia do Audiovisual Cearense. Fortaleza: Dedo de Moças Editora e Comunicação Ltda., 2012, p. 151-277.

IKEDA, M.. Paradoxos das políticas públicas para o setor cinematográfico e as características da ANCINE. In: CÁNEPA, Laura, MÜLLER, Adalberto, SOUZA, Gustavo e SILVA, Marcel (orgs.). (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Vol. 1, 2011, p. 244-257.

IKEDA, M.. “Muito Falado e Pouco Visto”: perfil da distribuição do documentário brasileiro nas salas de exibição (1995-2008). In: PAIVA, Samuel; CÁNEPA, Laura; SOUZA, Gustavo (orgs.). (Org.). XI Estudos de Cinema e Audiovisual. SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual, 2010, p. 540-556.

IKEDA, M.. Distribuição de longas-metragens brasileiros a partir das leis de incentivo (1995-2007): um panorama. In: FABRIS, Mariarosaria; SOUZA, Gustavo; FERRARAZ, Rogério; MENDONÇA, Leandro; SANTANA, Gelson (orgs.). X Estudos de Cinema e Audiovisual. SOCINE -Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual. 2010, p. 89-104.

OUTROS TEXTOS

IKEDA, Marcelo. Fractured reality. FIPRESCI, Festival reports, jul 2021. Texto publicado sobre o 40º Festival de Cinema de Istambul.

IKEDA, Marcelo. O Curta Taquary: semeando as florestas que cultivamos em nossos interiores. Curta Taquary, abr 2021. Texto publicado sobre os curtas da Mostra Brasil do 14º Curta Taquary.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: