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Cinecasulofilia
Site/blog com críticas de cinema, aberto em 2004.
LIVROS
Cinema de Garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI (2011) (com Dellani Lima)
Filme Livre! (2011) (org.)
Lei da Ancine Comentada (2012)
Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século (2012) (org. com Dellani Lima)
Leis de Incentivo para o Audiovisual (2013)
Cinecasulofilia (2014)
Cinema de garagem 2014 (org. com Dellani Lima)
Cinema brasileiro a partir da retomada (2015)
Fissuras e fronteiras: o coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro (2019)
O cinema independente brasileiro contemporâneo em 50 filmes (2020)
ARTIGOS CIENTÍFICOS (em revistas indexadas)
IKEDA, Marcelo. The Ambiguities of Bacurau. FILM QUARTERLY, v. 74, p. 81-83, 2020.
IKEDA, M.. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 5, p. 457-479, 2018.
IKEDA, Marcelo. Em busca de uma “imagem crítica”: memória, ausências e dor em A imagem que falta, de Rithy Panh. Lumina, v. 12, p. 136-149, 2018.
IKEDA, Marcelo. As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Eptic (UFS), v. 17, p. 163-177, 2015.
IKEDA, Marcelo; MENDONCA, Fernando. Observando o Silêncio do Mundo: a trilogia de Lisandro Alonso. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 8, p. 1-16, 2014.
IKEDA, Marcelo. Cinema e literatura: um exemplo de como os modos de produção fílmica podem influenciar as questões da adaptação. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. 14, p. 3-12, 2012.
IKEDA, Marcelo. Silêncios e paisagens sonoras no cinema brasileiro contemporâneo. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 10, p. 241-252, 2012.
IKEDA, Marcelo. Os filmes-diários de Jonas Mekas: as memórias de um homem que se filma. RUMORES (USP), v. 6, p. 220-232, 2012.
IKEDA, Marcelo. PAR e PIQCB: uma análise dos mecanismos automáticos de fomento à produção cinematográfica brasileira. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 5, p. 170-186, 2012.
IKEDA, Marcelo. Crônica de uma separação: as políticas públicas para o audiovisual e o estímulo à produção independente. Eptic (UFS), v. 14, p. 27-47, 2012.
IKEDA, Marcelo. O mercado cinematográfico brasileiro e a aliança entre o global e o local. REVISTA GEMInIS, v. 3, p. 69-82, 2012.
IKEDA, Marcelo. O “novíssimo cinema brasileiro”: sinais de uma renovação. In: SAINT-DIZIER, Francis; MORSCH KIHN, Eva (org.). Cinémas d´Amerique Latine. Toulouse: L´Arcalt et les presses universitaires du Mirail, 2012, v. 20, p. 136-150.
IKEDA, Marcelo. Os contracampos de Não Amarás. Desenredos, v. 14, p. 6, 2012.
IKEDA, Marcelo. Os Anjos Também Amam: Paixão e Profecia em Asas do Desejo. Cinemais, v. 20, p. 191-203, 2000.
CAPÍTULOS DE LIVROS
IKEDA, M.. Sob o risco de não ter filme: dos “dispositivos-suicida” às “imagens-terremoto”. In: RICARDO, Laécio. (Org.). Pensar o documentário: textos para um debate. Recife: Editora UFPE, 2020, p. 271-290.
IKEDA, M.. Panorama das políticas públicas federais para o audiovisual a partir da “retomada”. In: GAMA, Filipe Brito. (org.). Produção, políticas e mercado no audiovisual brasileiro. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2020, p. 9-22.
IKEDA, M.. O sensualismo panteísta do solitário O signo das tetas. In: MACHADO, Frederico. (Org.). Um porto no purgatório: impressões sobre o cinema de Frederico Machado. São Luís/Teresina: Halley, 2020, p. 145-148.
IKEDA, M.. Três vagalumes do cinema de garagem: as obras de Frederico Machado, Cristiano Burlan e Taciano Valério. In: LIMA, Patrícia Oliveira; SILVA, Taciano Valério Alves. (Org.). Cozinhando a nós e aos outros: antropofagia, políticas da diferença e outras narrativas. Recife: EDUPE, 2019, p. 67-83.
IKEDA, M.. As políticas públicas de apoio ao curta-metragem. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Curta brasileiro – 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019, p. 267-269.
IKEDA, M.. Pouco mais de um mês. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Curta brasileiro – 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019, p. 208-209.
IKEDA, Marcelo. O cinema é um brinde: Jonas Mekas e o processo do filme-diário. In: LIMA, Márcia Edlene Mauriz (org.). Como escutar o manuscrito. Vinhedo: Editora Horizonte, 2018, p. 89-98.
IKEDA, M.. Novos desafios na curadoria e programação no cinema brasileiro do século XXI. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: EDUFES, 2018, p. 113-122.
IKEDA, M.. Informística. In: CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (org.). Animação brasileira: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018, p. 288-290.
IKEDA, M.. O cinema independente e a produção universitária brasileiros: interseções, desafios e transformações. In: RICARDO, Laécio; VIDAL, Thaís; FERRAZ, Txai (org.). Cinema e universidades: diferentes convergências. Recife: Ed. UFPE, 2017, p. 19-40.
IKEDA, M.. Já visto jamais visto. In: SILVA, Paulo Henrique (org.). Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2017, p. 247-249.
IKEDA, M.; MENDONCA, F. Lisandro Alonso: observando o silêncio do mundo. In: EUGÊNIO, João Kennedy; TORRES, Wanderson Lima. (org.) Cinema e mal-estar na civilização. São Paulo: Max Limonad, 2015, p. 331-342.
IKEDA, M.. O cinema de garagem: desafios e apontamentos para uma curadoria em construção. In: IKEDA, Marcelo; LIMA, Dellani (org.). Cinema de garagem 2014. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2014, p. 7-28.
IKEDA, M.. Novas tendências no cinema contemporâneo brasileiro e o coletivo Alumbramento. In: SUPPIA, Alfredo (Org.). Cinema(s) independente(s). Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013, p. 159-175.
IKEDA, M.. Solon Ribeiro: por/a trás dos vestígios da imagem-cinema. In: RIBEIRO, Solon. (org.). Perdeu a memória e matou o cinema. Rio de Janeiro: +2 Editora, 2013, p. 48-51.
IKEDA, M.. O nevoeiro, provisoriamente. In: IKEDA, Marcelo; LIMA, Dellani. (Org.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012, p. 153-163.
IKEDA, M.. Cartografia do Audiovisual Cearense: Levantamento de dados socioeconômicos e de produção. In: BIZERRIL, Luiz (org.). Cartografia do Audiovisual Cearense. Fortaleza: Dedo de Moças Editora e Comunicação Ltda., 2012, p. 151-277.
IKEDA, M.. Paradoxos das políticas públicas para o setor cinematográfico e as características da ANCINE. In: CÁNEPA, Laura, MÜLLER, Adalberto, SOUZA, Gustavo e SILVA, Marcel (orgs.). (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Vol. 1, 2011, p. 244-257.
IKEDA, M.. “Muito Falado e Pouco Visto”: perfil da distribuição do documentário brasileiro nas salas de exibição (1995-2008). In: PAIVA, Samuel; CÁNEPA, Laura; SOUZA, Gustavo (orgs.). (Org.). XI Estudos de Cinema e Audiovisual. SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual, 2010, p. 540-556.
IKEDA, M.. Distribuição de longas-metragens brasileiros a partir das leis de incentivo (1995-2007): um panorama. In: FABRIS, Mariarosaria; SOUZA, Gustavo; FERRARAZ, Rogério; MENDONÇA, Leandro; SANTANA, Gelson (orgs.). X Estudos de Cinema e Audiovisual. SOCINE -Sociedade Brasileira de Estudos do Audiovisual. 2010, p. 89-104.
OUTROS TEXTOS
IKEDA, Marcelo. Fractured reality. FIPRESCI, Festival reports, jul 2021. Texto publicado sobre o 40º Festival de Cinema de Istambul.
IKEDA, Marcelo. O Curta Taquary: semeando as florestas que cultivamos em nossos interiores. Curta Taquary, abr 2021. Texto publicado sobre os curtas da Mostra Brasil do 14º Curta Taquary.